O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player


Abdômen
Neo-Onfaloplastia
Cirurgia da Intimidade
Face
Ginecomastia
Lifting de Coxas
Lipoaspiração
Lipoescultura
Mama
Nariz
Orelhas
Pálpebrás
Queixo
Reconstrução Mamária
Prótese de Panturrilha


  • Informações
  • Perguntas Frequentes

Tratamento Cirúrgico da Ginecomastia.

Ginecomastia é o nome dado ao desenvolvimento excessivo no tecido da região mamária masculina.
Procedimento: Lipoaspiração e lipoaspiaração ultrassônica (para os que precisam retirar maior quantidade de gordura) e mastoplastia redutora (nos pacientes com excesso de pele).
É feito um corte pequeno em forma de semicírculo na parte inferior da aréola (mamilo). A cicatriz fica praticamente invisível com o tempo. O cirurgião retira a glândula de consistência dura e aumentada, e que deverá ser examinada por um patologista.

As atividades normais poderão ser retomadas em uma semana. Deve-se evitar tomar sol no local durante dois meses e esperar três meses para retomar os exercícios físicos. A idade recomendada para esta cirurgia é apos a adolescencia, quando cessar o crescimento. Devera usar colete compressivo durante um mes.

1) A Cirurgia de Ginecomastia deixa Cicatrizes?

Felizmente esta cirurgia permite-nos colocar a cicatriz bastante disfarçada (em “U”, abaixo da aréola). Para melhor esclarecê-lo sobre a evolução cicatricial, vamos relatar os diversos períodos pelos quais as cicatrizes passarão:

a- PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto excelente e pouco visível. Alguns casos apresentam uma discreta reação aos pontos ou ao curativo.

b- PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período haverá um espessamento natural da cicatriz, bem como uma mudança na tonalidade de sua cor, passando do “vermelho para o “marrom” que vai, aos poucos, clareando.

c- PERÍODO TARDIO: Vai do 12º ao 18º mês. Neste período a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia das mamas deverá ser feita após este período.

2) Ouvi dizer que alguns pacientes ficam com cicatrizes visíveis. Por que isso acontece?

Certos pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao quelóide. Esta tendência, entretanto, poderá ser prevista, até certo ponto, durante a consulta inicial. Pessoas de pele clara têm menor probabilidade de sofrer desta complicação cicatricial hipertrófica.

3) Existe correção para cicatrizes Hipertróficas?

Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir entretanto, o “período mediato” da cicatrização normal (do 30º dia até o 12º mês) como sendo uma complicação cicatricial.

4) Como é realizada a cirurgia?

A ginecomastia pode ser glandular (somente excesso de glândula mamária), gordurosa (com excesso de gordura apenas) ou mista (além de gordura há também tecido glandular excedente). Na cirurgia retiramos o excesso de glândula e gordura, algumas vezes utilizando a lipoaspiração como complemento, na intenção de nivelar a área das mamas no nível do tórax.

5) Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo?

Somente entre o 3º mês

6) O Pós-Operatório da cirurgia de Ginecomastia é doloroso?

Em geral não, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente no que tange aos esforços e demais cuidados nos primeiros dias.

7) Há perigo nesta operação?

O perigo não é maior ou menor que viajar de avião, automóvel, ou atravessar uma via pública. Raramente a cirurgia de ginecomastia tem complicações sérias. Seromas e hematomas são intercorrências muito comuns no pós operatório, isto se deve ao fato da área descolada ser grande.

8) Qual o tipo de anestesia utilizada?

Local com sedação assistida

9) Quanto tempo dura o ato cirurgico?

Em média de 1 a 2 horas.

10) Qual o período de internação?

Geralmente 12 horas.

11) São utilizados curativos?

Sim. Curativos compressivos que são trocados após 24 hs, e uma cinta adequada para o pós-operatório por 30 dias

12) Quando são restirados os pontos?

São retirados em torno de 7 a 10 dias, sem maiores incômodos.

13) Quando tomarei banho completo?

Após 24 hs

14) Quando poderei retornar a minha ginástica?

Geralmente após 30 dias.